Esse maravilhoso quadro se
reveste de variado simbolismo. Ao lado direito de Jesus (à nossa
esquerda), o personagem seria João, o discípulo amado de Jesus, ou
uma mulher, Maria Madalena, sua esposa-sacerdotisa? Observe que esta
mulher possui expressões típicas do pudor feminino, ela estaria
usando uma corrente de ouro no pescoço. A figura feminina e Jesus
usam o chamado “efeito espelhado”: Jesus está usando túnica vermelha
e manto azul. E Madalena, túnica azul e manto vermelho. O “espelho”
simboliza a entrada para uma realidade oculta. Um crítico de arte
verá que os grupos formados por Jesus e Madalena, pelo afastamento
de Madalena, formam um M no centro do Quadro. O M foi um código
muito usado pelos Templários e sobre o qual existe controvérsia: M,
símbolo da Constelação deVirgo, pode ser também o M de Madalena,
venerada pelos Templários? Ou seria o Eterno
Feminino de Deus, nossa Mãe Divina?
No “grupo de Jesus”, aparece “mão anômala” fazendo o
“gesto ou dedo de João” (o Batista) tão caro a da Vinci que usou
este símbolo com grande constância na sua obra.
O próprio da Vinci encarna Judas Tadeu. Apesar de ser
a cena do Sacramento Mágico da Eucaristia, não há vinho ou pão na
mesa posta por Da Vinci (o pão estaria reduzido a migalhas). |
1 Simão, o Zelota - Áries |
7 João - Libra |
2 Tadeu - Touro |
8 Judas - Escorpião |
3 Mateus - Gêmeos |
9 Pedro - Sagitário |
4 Felipe - Câncer |
10 André - Capricórnio |
5 Tiago, o Maior - Leão |
11 Tiago, o Menor - Aquário |
6 Tomé - Virgem |
12 Bartolomeu - Peixes |
Na verdade,
este trabalho astrológico é muito mais profundo, muito mais do que
questões teológicas, ou mesmo de signos e cálculos. Da Vinci
representou ali os 12 Trabalhos de Hércules, que são os passos
iniciáticos necessários para encarnarmos o Cristo Interior. Essas 12
faculdades superiores de nosso Ser Divino são representadas na
tradição cristã-gnóstica como os 12 apóstolos. |