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HOMEM VITRUVIANO

Autor

lLeonardo Da Vince

Data

1487 a 1490

Técnica

desenho

Dimensões

 

Localização

Galeria da Academia, Veneza, Itália

Homem Vitruviano - é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez ao redor do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

 

O desenho atualmente faz parte da coleção da Gallerie dell'Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália.

 

Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.

 

Para a filosofia a figura mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos, a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade.

 

A figura humana está totalmente integrada à estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados.

 

A figura na posição de braços abertos longitudinais ao corpo formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado com um trabalho na matéria (horizontal).

 

Desta maneira o Homem Vitruviano é um pentagrama, que é um símbolo estelar de cinco pontas representando o homem e sua relação também com os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) que por sua vez tem relação com os quatro corpos da Personalidade e a cabeça como o elemento racional da Tríade que traz o poder de discernimento adquirido pela obtenção de conhecimento.

O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:

  • um palmo é o comprimento de quatro dedos

  • um pé é o comprimento de quatro palmos

  • um côvado é o comprimento de seis palmos

  • um passo são quatro côvados

  • a altura de um homem é quatro côvados

  • "erit eaque mensura ad manas pansas"

  • o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura

  • a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem

  • a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem

  • a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem

  • o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem

  • a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem

  • a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem

  • a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem

  • o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem

  • a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto

  • a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto

  • o comprimento da orelha é um terço do da face

  • o comprimento do pé é um sexto da altura

Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe saiu corretamente perfeito dentro dos padrões matemáticos esperados.

O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano.

O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).