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MADONA DAS ROCHAS
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A encomenda original para que Leonardo da Vinci pintasse A Madona das Rochas viera de uma organização conhecida como a Confraria da Imaculada Conceição, que precisava de uma tela para ser a peça central de um tríptico em um altar da Igreja de São Francisco, em Milão. As freiras deram dimensões específicas a Leonardo, e o tema desejado para a pintura - Virgem Maria, São João Batista ainda bebê, Uriel e o Menino Jesus, abrigados em uma caverna. Embora Leonardo da Vinci fizesse o que lhe mandaram, o grupo reagiu com horror quando ele entregou a pintura. Havia enchido o quadro de detalhes perturbadores.
A tela (à esquerda) mostra
a Virgem Maria de túnica azul, sentada com o braço em torno de um
bebê, João Batista. Diante dela se encontra sentado Uriel, também
com um menininho, Jesus. O mais estranho é ver Jesus abaixo de João
Batista. Mesmo que Jesus esteja abençoando-o o sentido da obra é
dizer que João está acima de Jesus na hierarquia celeste. Esta
versão, exposta no Museu do Louvre foi pintada em torno de
1483-1486, ou mais cedo. A maioria dos estudiosos são unânimes em
afirmar que o trabalho foi em sua maior parte executado por
Leonardo, e é a primeira das duas versões mundialmente conhecidas. A
Obra é um dos primeiros grandes resultados do uso do chiaroscuro, efeito por ele mesmo elaborado que
consiste em contrastes entre luz e sombra, muito presente em sua
obra. A pintura do Louvre é poucos centímetros maior que a versão de Londres. |